Pontos de Recarga

À medida que as vendas de veículos eléctricos crescem exponencialmente, condomínios comerciais, restaurantes, hotéis, shoppings, faculdades, clubes de lazer e outros são demandados por serviços completos de estações de carregamentos.

Quando o assunto é Estações de Recargas para Veículos Elétricos em pontos comerciais, existem variações de serviços que podem ser aplicados. Desde atrair e reter mais clientes, gerar receita e rentabilizar o investimento. A Rinno Energy oferece o serviço completo desde a análise de investimento, planilhas de simulações de custos com energias renováveis e taxas para tarifação.

Quanto “cobrar” pela recarga dos veículos elétricos?

Com a análise do negócio Rinno Energy apresenta as informações necessárias de custo operacional x recuperação total dos custos para a melhor escolha em cada situação.

O modelo mais comum é cobrada uma taxa dos condutores para utilizarem os pontos de carregamento. Esta taxa corresponde aos custos operacionais e, se se pretende uma recuperação total dos custos, é acrescentada uma margem adicional para pagar os custos de hardware e de instalação.

Os condutores de VE aceitam cada vez mais pagar uma taxa para carregar o seu automóvel, embora a maioria avalie o valor do preço em relação às suas tarifas de eletricidade domésticas. Desde que os preços sejam definidos dentro dos limites do que os condutores consideram aceitável, pode ser possível para os administradores dos pontos de carregamento recolherem receitas.

Estudo de Caso Rinno Energy:

Island Personal Office – Barra da Tijuca / RJ

Centro comercial completo, único, moderno, exclusivo e sofisticado na Barra da Tijuca RJ/ RJ.

É um local de trabalho cercado de design, tecnologia, serviços, lazer e muito charme.

Conta com 66 Salas, 71 Lojas e 32 Coberturas. Recepção 24h com total segurança, estacionamento com acessibilidade, espaço fitness e auditório

Arquitetura Premiada ADEMI 2007 – Como melhor projeto comercial de médio porte.

Situação

Através de um parceiro de negócios na região, a Rinno Energy foi consultada para oferecer um serviço de gestão completa de todos os carregadores instalados no local.

Os equipamentos estavam disponibilizados de forma livre aos frequentadores e fornecedores.

O condomínio Island Personal Offices contratou a Rinno Energy para uma análise completa, buscando profissionalizar o serviço de recargas, atrair mais clientes e gerar retorno sobre o investimento.

  • Nos primeiros seis meses de 2024, foram vendidos 31.204 carros elétricos no Brasil, um aumento de 726,1% em relação aos 3.777 do mesmo período de 2023. (Fonte: Autoesporte 17/07/2024).
  • Os pontos de carregamento oferecem uma nova forma de administradores estacionamentos comerciais atraírem e manterem os clientes e aumentarem os tempos de permanência. Além disso, incentivam práticas de deslocação sustentáveis.

Análise

O condomínio Island Personal Offices realizou uma análise criteriosa dos fornecedores de carregamento de veículos eléctricos e plataformas de gestão disponíveis no Brasil.

As pesquisas feitas em vários locais no Brasil, mostraram que era importante ter como parceira uma empresa com serviços completos, desde equipamentos à sistema de gestão.

Além disso, uma solução confiável em relação às responsabilidades fiscais e tributárias de cada operação. Sem riscos e passivos fiscais.

Com base em critérios cuidadosamente ponderados, a Rinno Energy foi selecionada como parceira estratégica para este relevante e projeto no Brasil.

Critérios

Os critérios do administrador do imóvel para eleger Rinno Energy como fornecedor de sistemas de carregamento incluíram:

  • Aplicativo de smartphone APP de fácil utilização, confiável, seguro em transações financeiras e ágil para as recargas.
  • Serviço de gestão do local para monetização e elaboração de relatórios de utilização.
  • Opção de rentabilizar a solução de carregamento através da criação e administração de uma tarifa de aplicação através da plataforma Rinno Energy de informação de gestão.
  • Suporte completo para o serviço: desde treinamentos, orientações para motoristas e funcionários do imóvel.
  • Carregadores de carga rápida até 22kW, confiáveis, seguros e duráveis.
  • Solução económica e modelos financeiros flexíveis.
  • Controle da tomada de decisões sobre os pontos de carregamento, como por exemplo, taxas, vouchers, monetização e outros.
  • Serviço de valor agregado, garantindo que os serviços se mantêm atualizados e atraentes para os clientes.
  • Capacidade de listar locais em mapas de carregamento de veículos eléctricos, por exemplo, rede Rinno Energy.
  • Visibilidade dos dados de utilização e relatórios facilmente digeríveis.
  • Fácil de encontrar, por exemplo, bem-sinalizado.
  • Disponibilidade constante 24/7 de condições de funcionamento.

Investimentos

Desde início do projeto os investimentos foram em (4 x 22kWT2) Equipamentos R$35K e Instalações R$10K.

Na fase de contratação da Rinno Energy os carregadores já estavam instalados. Portanto, o investimento foi zero para o início da utilização do sistema de gestão dos carregadores Rinno Energy.

Benefícios

Com o serviço tarifado de recargas para veículos elétricos para os clientes, o Condomínio Island Personal Offices gerou mais segurança e confiança para os motoristas. O serviço tarifado gera um suporte e atendimento mais profissional e confiável.

Outro benefício para o Condomínio Island Personal é a geração de receita recorrente. Mensalmente é apurado o montante das receitas dos serviços de recargas e repassado para o Condomínio Island Personal, reduzido de uma taxa de administração Rinno Energy.

A Rinno Energy opera 100% os equipamentos de forma profissional, sendo responsável pela emissão das notas fiscais, operação financeira através de meios de pagamentos e segurança das informações dos usuários.

 
São gerados relatórios mensais para o cliente com as principais informações de utilização, receitas e desempenhos. (exemplo abaixo)

Desafios e Resultados

Nesse projeto o desafio foi fazer a transição de carregadores disponíveis gratuitamente para carregadores com tarifação, tudo sem gerar impactos negativos aos clientes atuais.

Oferecer um serviço profissional e seguro para todos os envolvidos.

Um tema importantíssimo que a Rinno Energy contribuiu foi a orientação, planejamento e definição juntamente com o cliente da tarifa de energia kW.h do serviço. Foram aplicadas simulações de custo x receita para as recargas e definidas as tarifas mais adequadas.

Verificamos que no início da transição houve muitos questionamentos e a necessidade de atendimentos personalizados aos motoristas e administradores do local. Após 30 dias de orientações da Rinno Energy, os envolvidos estavam adaptados ao novo sistema de tarifa da recarga da Rinno Energy e as recargas evoluíram sem problemas.

Registramos que houve um aumento considerável de receita R$ nos meses seguintes ao início do projeto.